Elaeis guineensis Jacq.

Aplicação Medicinal: 
Algumas substâncias componentes do óleo têm propriedades antioxidantes, podendo representar papel protetor para células humanas, prevenir doenças cardíacas e câncer. Ademais dietas com óleo de dendê promovem a elevação do índice de colesterol benéfico no sangue em detrimento do colesterol maléfico (LDL).
Aplicação Comercial: 
O fruto do dendê produz dois tipos de óleo: o azeite de dendê ou de palma, extraído do mesocarpo (parte externa do fruto); e o óleo de amêndoa chamado óleo de palmiste (palm kernel oil), extraído da semente. De acordo com Pandolfo (apud Cardoso, 2010), pode-se extrair até 22% de óleo da polpa e até 3,5% de óleo da amêndoa sobre o peso do cacho. Com ampla utilização, o azeite de dendê apresenta-se como matéria-prima para uso alimentício, medicinal, oleoquímico e industrial. A cultura do dendê se destaca na agricultura mundial por possuir elevada produção de óleo por unidade de área, alcançando uma produtividade média de 4 a 5 toneladas de óleo por hectare/ano (MOURA, 2008). No Brasil, as maiores parcelas de cultivo estão situadas na região amazônica – mais de 60.000 hectares, sendo o Estado do Pará o maior produtor brasileiro, tanto do azeite de palma, quanto do óleo de palmiste, responsável por 80% da produção nacional (CARVALHO; BALDANI; REIS, 2001). O dendê está entre as espécies com maior potencial para produção de biodiesel, considerando a alta produtividade de óleo e densidade energética. Além de ser uma fonte de energia alternativa renovável e uma opção ao diesel de petróleo, o óleo de palma apresenta diversas vantagens de potencialidade social,econômica e ecológica na matriz energética brasileira (MATOS, 2009).
Referências Aplicação Medicinal: 
http://www.museunacional.ufrj.br/hortobotanico/paginas/palmeiras/elaeisguineensis.htm
Referências Aplicação Comercial: 
CARDOSO, Joseane de Nazaré Oliveira. Conversão in vitro de Embriões Zigóticos de Híbridos de Dendezeiro (Elaeis guineensis x E.oleifera) em Plântulas. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2010.
MOURA, José Inácio Lacerda. Polinização do Dendezeiro por Elaeidobius subvittatus Faust E Elaeidobius kamerunicus Faust (COLEOPTERA, CURCULIONIDAE) no Sul do Estado da Bahia. Jaboticabal, SP: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2008.
CARVALHO, A. R. V. de; BALDANI, V. L. D.; REIS, V. M. O Dendê (Elaeis guineensis Jacq.). Seropédica, RJ: Embrapa Agrobiologia, 2001. Documentos, 138. ISSN 1517-8498.
MATOS, P. N. Fauna do Solo, Fungos Micorrízicos Arbusculares e Bactérias Diazotróficas em Áreas de Mineração de Bauxita no Noroeste do Pará Revegetadas com Dendê. Seropédica, RJ: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.