Euterpe edulis Martius

Aplicação Comercial: 
Atualmente a espécie Euterpe edulis é um dos produtos mais explorados na Floresta Atlântica (REIS e GUERRA,1999). A madeira do Euterpe edulis pode ser utilizada para construção civil e rural como como ripas, caibros, escoras de andaimes e calhas para condução de água. Também pode ser usada na produção de celulose e papel (UFSC,s/d). Segundo Nogueira (1982) apud Fisch (1998), o estipe novo pode ter suas fibras utilizadas na fabricação de vassouras; o estipe maduro para caibros e ripas para construção; as folhas usadas para coberturas temporárias e forragio e os frutos fornecem um ‘vinho’ semelhante ao do açaí. Caracteriza-se por produzir palmito de excelente qualidade, com valor econômico elevado e amplamente consumido na alimentação humana
Nomes Populares: 
Referências Aplicação Comercial: 
NOGUEIRA JR, L.R.; FISCH, S.T.V. BALLESTERO, S. D. Influência da umidade do solo no desenvolvimento inicial de plantas do palmiteiro Euterpe edulis Mart. Em floresta nativa. Revista Biociências, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 7-13, 2003.
FISCH, S.T.V. ; NOGUEIRA JR, L.R. ; MANTOVANI, W. . Fenologia reprodutiva do Euterpe edulis Mart. na Reserva Ecológica do Trabiju (Pindamonhangaba - SP). Revista Biociências, Taubaté, v. 6, n. 2, p. 31-37, 2000.
REIS, M.S.; GUERRA, M.P. Euterpe edulis Martius (Palmito). Florienópolis: Projeto "Inventário dos Recursos florestais da Mata Atlântica". 1999.