Euterpe oleracea Mart.

Aplicação Comercial: 
Na Amazônia brasileira o fruto é usado principalmente na obtenção da bebida açaí,um refresco de consistência pastosa, obtido por extração mecânica, em máquinasdespolpadoras ou manualmente. As folhas podem ser feitas em chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas, e madeira do tronco, resistentes a pragas, para construção civil (Silva, 2005). Os troncos da árvore podem ser processados para produzir minerais. O palmito é amplamente explorado como uma iguaria (Dyer, 1996). Além desses usos, são grandes as perspectivas de utilização na indústria de corantes naturais (Nazaré et al., 1996) e de bebidas isotônicas. Na culinária doméstica também apresenta multiplicidade de usos sendo usada na elaboração de bolos, tortas, cremes, pudins e musses (De Oliveira et. al., 2000).
Aplicação em Artesanato: 
As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato (Massanet, 2009).
Referências Aplicação Comercial: 
Silva, S. & Tassara, H. (2005). Fruit Brazil Fruit. São Paulo, Brazil, Empresa das Artes
Dyer, A. P. 1996. Latent energy in Euterpe oleracea. Biomass Energy Environ., Proc. Bioenergy Conf. 9th.
DE OLIVEIRA, M. do SP; DE CARVALHO, José Edmar Urano; DO NASCIMENTO, Walnice Maria Oliveira. Açaí (Euterpe oleracea Mart.). Funep, 2000.
Referências Aplicação em Artesanato: 
Massanet, T. 2009. "Levantamento e estudos de reintrodução espécies vegetais utilizadas no artesanato guarani (Aldeia Krukutu – Parelheiros / SP): Busca de uma alternativa sustentável de extrativismo" Centro Universitario Fundação Santo André.