Tectona grandis L. f.

Aplicação Comercial: 
Além do efeito decorativo, a madeira de teca é utilizada para as mais diversas finalidades: construção naval, laminação e compensados, lenha e carvão vegetal; as duas últimas são específicas para as áreas de ocorrência natural. Painéis de sarrafos são utilizados para a fabricação de móveis, portas, decoração interna e também na produção dos mais diversos utensílios. A madeira de pequeno diâmetro é largamente usada na edificação de construções rústicas, como vigamento, esteio ou madeiramento do telhado. Além de suas mais diversas utilidades como madeira nobre, é muito empregada para postes de telefone e eletricidade e se destaca como matéria-prima para construção naval (CARVALHO, 1994). Devido às suas características, apresenta alto valor comercial, que varia de U$100.00 a U$4,000.00, em razão da idade e qualidade. Destaca-se ainda a tendência de crescimento no mercado, pela exaustão das madeiras de qualidade oriundas da floresta natural (REFLORA, 2003).
Importância Ecológica: 
Essa espécie apresenta papel de destaque na proteção e melhoramento de solos de relevo montanhoso, controlando a erosão superficial, por seu rápido crescimento e elevado aporte anual de nutrientes.
Nomes Populares: 
Referências Aplicação Comercial: 
http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp
CARVALHO, P.E. Espécies florestais brasileiras. EMBRAPA-CNPF, 1994. 672p.
REFLORA. Plantio de teca (Tectona grandis) norte do estado de Mato Grosso (informações gerais). Responsável Técnico: Ricardo Mastrangelli.
Referências Importância Ecológica: 
BARROSO, D. G. et al. Diagnóstico de deficiências de macronutrientes em mudas de teca. Revista árvore, v. 29, n. 5, p. 671-679, 2005.