Theobroma cacao L.

Aplicação Comercial: 
Atualmente, a região cacaueira da Bahia é o principal pólo de produção da cacauicultura nacional, sendo responsável por 63,5% da produção total de cacau (Pwc, 2012). Segundo dados da CEPLAC, 2011 a safra de 2010 foi a maior dos ultimos 15 anos. É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
Importância Ecológica: 
Por ser plantado à sombra da floresta, o cacau foi responsável pela preservação de grandes corredores de mata atlântica no sul do Estado da Bahia no Brasil. Este sistema é conhecido como "cacau cabruca", do termo "brocar" (ralear). Recentemente, foi criado o Instituto Cabruca que, junto com outras instituições ambientalistas, vem desenvolvendo projetos de pesquisas e extensão sobre o tema, estudando formas de manter essa vegetação nativa associada ao cacau.
Nomes Populares: 
Referências Aplicação Comercial: 
Pwc Brasil. 2012. A Cadeia Produtiva do Cacau no Brasil - Pesquisa de Mercado. Centro de Serviços em Agribusiness & Agribusiness Research & Knowledge Center Pwc Brasil - Ribeirão Preto, SP,. 40p.
Referências Importância Ecológica: 
Importância Econômica e Evolução da Cultura do Cacau no Brasil e na Região dos Tabuleiros Costeiros da Bahia entre 1990 e 2002